Nossa História

Cachaça Caribé - Norte de Minas

tradição e qualidade

A 600 quilômetros da capital Belo Horizonte está uma das joias mineiras que margeia o Rio São Francisco. Com quase 70 mil habitantes, a cidade de Januária orgulha-se de ter o único Pantanal do estado e busca atualmente o reconhecimento da Unesco para o Parque Nacional do Peruaçu como patrimônio da humanidade e que abriga a maior estalactite do mundo.

Além de todas essas belezas naturais, a cidade de Januária é conhecida por ser o local de nascimento da Cachaça Caribé, considerada uma das melhores do Brasil.

E a história da Cachaça Caribé se entrelaça com a própria história da cidade de Januária. Há 75 anos a bebida é produzida, envasada e armazenada em toneis de umburana de cheiro na localidade, privilegiando os mesmos fornecedores locais, que estão nessa parceria há mais de 50 anos.

Januária é uma das principais cidades do Norte de Minas, sendo cidade-polo da microrregião do alto médio São Francisco.

O solo propício para a produção de cana de açúcar aliado ao clima faz da região norte de Minas Gerais ideal para o
produto.

O sucesso da Cachaça Caribé ao longo de todos esses anos ultrapassa fronteiras, levando o nome de Januária não só para outros estados brasileiros como até para outros países.

Januária - Norte de Minas

A nossa cachaça é produzida através de um cuidadoso processo tradicional, mantendo o sabor inigualável em mais de 75 anos de história.

A elaboração da cachaça artesanal é feita em alambiques de cobre, que geralmente possuem uma capacidade de produção menor, mas o sabor é mais nobre. Além disso, pode ser envelhecida em diferentes madeiras para acentuar as suas características.

Dessa forma, o alambique aquece o caldo a ser destilado com o vapor da caldeira. O vapor entra em contato com uma serpentina, que está imersa em um tanque de água fria. Nesse processo, o vapor se condensa e passa para o estado líquido.

Por outro lado, a cachaça industrial é feita em coluna. Isso permite a produção em grande escala com menor custo, mas contém aditivos químicos e sabor menos agradável. Nesse caso, o envelhecimento é um recurso para disfarçar essas características.

Em suma, saber identificar uma cachaça boa é ótimo para melhorar as suas experiências com a bebida, seja você degustador, seja apreciador. Um bom rótulo carrega consigo o trabalho cuidadoso de profissionais que se empenham para que você aproveite esse momento da melhor forma.

Produção cachaça Caribé

marca
premiada

TRADIÇÃO DO
NORTE DE MINAS

Cachaça 100% nacional

PRODUTO
100% NACIONAL

ARMAZENADA EM
TONEIS DE UMBURANA

Por muitos anos nossa cachaça foi reconhecida por sua qualidade. agora com esta conquista é motivo de realização e alegria.

Cachaça Caribé 75 anos premiada
cachaça reconhecida mundialmente
Desde 1947 a melhor cachaça de Januária
Fundador da cachaça Caribé

Nosso fundador

Foi em janeiro de 1930 que Beltrando Caribé, fundador da Cachaça Caribé, chegou à Januária pelo Rio São Francisco, vindo de seu estado natal, Pernambuco. Foi nessa época que iniciou seus trabalhos de mascate até abrir seu primeiro comércio: uma loja de secos e molhados, contribuindo para o progresso da cidade. Com o tempo, a empresa cresceu e se diversificou, não só para atender os locais, mas as tropas que vinham à cidade.

A expansão não parou por aí. Mais uma vez com o tino comercial afiado. Sr. Beltrando viu na cachaça um produto local típico a ser explorado e aprimorado. Nascia ali a Cachaça Caribé.

Com maquinário sofisticado para a época, a Cachaça Caribé passa a ser um dos principais produtos da região. A mesma visão de futuro do fundador foi mantida por sua família que mantém a Cachaça Caribé em lugar de destaque no cenário nacional.

Apesar de ter conquistado o Brasil e outros países, a Cachaça Caribé mantém suas origens em Januária vivas, incentivando a cidade principalmente em relação à cultura local.

Olá 👋 Podemos te ajudar?