A elaboração da cachaça artesanal é feita em alambiques de cobre, que geralmente possuem uma capacidade de produção menor, mas o sabor é mais nobre. Além disso, pode ser envelhecida em diferentes madeiras para acentuar as suas características.
Dessa forma, o alambique aquece o caldo a ser destilado com o vapor da caldeira. O vapor entra em contato com uma serpentina, que está imersa em um tanque de água fria. Nesse processo, o vapor se condensa e passa para o estado líquido.
Por outro lado, a cachaça industrial é feita em coluna. Isso permite a produção em grande escala com menor custo, mas contém aditivos químicos e sabor menos agradável. Nesse caso, o envelhecimento é um recurso para disfarçar essas características.
Em suma, saber identificar uma cachaça boa é ótimo para melhorar as suas experiências com a bebida, seja você degustador, seja apreciador. Um bom rótulo carrega consigo o trabalho cuidadoso de profissionais que se empenham para que você aproveite esse momento da melhor forma.